segunda-feira, 21 de julho de 2008

Weizenbock

Ao invés de fazermos alguma cerveja para o III Concurso Nacional como tínhamos planejado, mudamos os planos e decidimos fazer uma receita com a qual nos identificássemos e que oferecesse alguma experiência nova.

[Limpeza antes de começar]

Em virtude dos maltes que tínhamos em mãos, partimos para uma Weizenbock. Além de ser uma cerveja muito apreciada por nós, nunca tínhamos feito uma cerveja de trigo nem utilizado o fermento próprio para tal cerveja.

A Weizenbock é uma cerveja de trigo de teor alcoólico e corpo mais elevados, normalmente de cor mais escura. Definimos a receita, que ficou assim:

Maltes:
- Malte de Trigo Claro (Weyermann) – 47,6%
- Pilsen (Cargill) – 27,2%
- Vienna (Weyermann) – 13,6%
- Munich (Cargill) – 6,8%
- Carared (Weyermann) – 4,1%
- Chocolate (Carafa III - Weyermann) – 0,7%
Lúpulos:
- Mt Hood (AA 5%) – 25g a 60 minutos
- Mt Hood (AA 5%) – 25g a 15 minutos
Fermento:
- WB-06 (Fermentis)
Adicionais:
- Whirlfloc – 1 pastilha

[maltes depois de moídos]

[Nada se perde, tudo de aproveita! Malte varrido do chão vai p/ panela. (brincadeira!) ]

O malte cristal mais escuro que tínhamos era o Carared® e complementamos com carafa para dar cor e sabor mais acentuados.

Outro ponto é que a Weizenbock é uma cerveja pouco lupulada. Nossa receita ficou com cerca de apenas 25 IBU. Visto que não tínhamos lúpulo alemão, acabamos por utilizar o Mount Hood, que segundo informações da Hopunion é uma versão americana muito parecida ao Hellertau.

Devido à grande quantidade de malte de trigo (quase 50%), tivemos que fazer uma parada de proteína para garantir a modificação deste malte. As etapas de temperatura foram as seguintes:

- 55ºC por 20 minutos;
- 65ºC por 60 minutos;
- 68ºC por 30 minutos;
- 78ºC por 5 (mashout).

[Adição de maltes]

[Coisa linda]

Nesta leva pudemos confirmar o que outros cervejeiros já diziam: com uma grande quantidade de malte de trigo a recirculação do mosto se tornar muito complicada. Complicada MESMO!

Visto que usamos uma bomba para recircular o mosto, normalmente a recirculação e lavagem do malte não demoram muito mais do que meia-hora. Desta vez levou mais de uma hora! Mas mesmo assim conseguimos uma boa filtragem e levamos um mosto bem límpido para fervura.

A fervura foi vigorosa, ao ponto de transbordar a espuma formada pelo lúpulo (veja foto). Antes de encerrar a fervura, adicionamos o Whirfloc para ajudar na filtragem.

[Sujeira feita devido à fervura]

A gravidade original foi de 1.069 e ficou um pouco abaixo do esperado. A fermentação está às mil maravilhas, em temperatura controlada de 19ºC.

Vamos ver no que vai dar. Essa promete!

5 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Apesar da Weizenbock não ser meio estilo preferido, vindo daí com certeza vem coisa boa! Sucesso!

Mestre Cervejeiro disse...

Obrigado, André! Pelo visto esta promete mesmo... Abraço!

Steven disse...

Desejo muito sucesso aos dois "alemãozinho"! :)

PS.: Água que até "curucaca" bebe... hehehe

Parabéns!

Rodrigo disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Também sou cervejeiro caseiro e apaixonado pelo hobby. Minha pergunta é relativa à bomba que você está utilizando para a recirculação do mosto. Tenho tido dificuldade de encontrar uma bomba adequada para altas temperaturas e que seja feita em material "alimentício", e que tenha um preço justo. Estou mudando meu equipamento e vou precisar de duas bombas no processo (estou montando um sistema HERMS). Gostaria de saber qual a bomba que você utiliza e qual a sua avaliação da mesma.
Obrigado e um grande abraço.

Gräbenwasser disse...

Olá, Rodrigo.

Desculpe a demora no retorno, mas só agora vimos seu comentário (o site não nos avisou da postagem).

Sobre a bomba, ela não é das mais indicadas para o trabalho. É uma bomba de máquina de lavar louça, indicada para a marca Enxuta. Compramos nova numa casa de manutenção de eletrodomésticos. Por ser de plástico, não é a mais recomendada. Ela agüenta bem a temperatura de recirculação do mosto (em torno de 76ºC). Mas hoje em dia usamos muito raramente esta bomba...

Já vi em sites americanos bombas muito boas de ínox para isso, mas como você deve saber o preço é elevado.

Um abraço!