quinta-feira, 21 de maio de 2009

Joinville Porter - Fotos da Produção

No último dia 05 estivemos na Eisenbahn para produção da Joinville Porter. Foi um dia inesquecível na vida destes dois aprendizes-cervejeiros, pois participar da produção de uma "cria" sua em uma cervejaria como a Eisenbahn é algo pra se orgulhar.

A produção começou pouco depois das 08:30, sendo que os maltes já estavam pesados e faltava apenas uma pequena porção a ser moída. Partimos direto para a brassagem. Foram usados 700kg de malte no total para a produção da Joinville Porter, distribuídos em 5 maltes diferentes.

A etapa de recirculação e filtração foi bem demorada, levando mais de 2 horas só para a retirada do mosto primário. Isto se deu devido à grande quantidade de maltes e também pelo alto percentual de malte torrado, que acaba tendo a casca destruída na moagem e dificulta a filtração.

Enquanto algumas etapas que não precisam de intervenção humana eram realizadas (como a filtração), aproveitamos para conhecer um pouco melhor os demais processos de uma cervejaria. Destaque para o laboratório, onde o fermento é propagado e devidamente "contado" para garantir as boas fermentações da Eisenbahn.

A produção acabou somente por volta das 20:30. Foi um dia cheio, mas muito agradável. Com certeza esse dia ficará em nossa memória.
Foi muito bacana também conhecer pessoalmente todas as pessoas envolvidas no processo, que se mostraram bastante animadas e comprometidas com o excelente produto que a Eisenbahn produz. Destaque para o Mestre Gerhard, o Gabriel (que nos acompanhou durante todo o dia) e também o camarada Feijão que passou por lá para tomar uma cerveja após a produção.

Seguem algumas fotos da produção.

[Diogo (esquerda) e Ivan fazendo pose de quem sabe o que vai fazer]

[Retirando uma amostra do mosto primário]


[Recirculação do mosto primário]

[Dando uma conferida no fermento. Até parece que sabe o que está procurando...]

[Mais um posando de entendido]


[3kg de lúpulo só pra começar... (total foram mais de 8kg)]


[Derruba tudo!!!]

[Diogo dando uma conferida na gravidade final do mosto]


[Da esquerda para direita: Ivan, Mestre Gerhard, Diogo e Gabriel (Eisenbahn)]

[Final do dia tivemos a árdua tarefa de beber uma dunkelzinha tirada direto do tanque]

[Só pra não esquecer!!!]

2 comentários:

Jean disse...

Prezados Ivan e Diogo,

Que dia memorável! Pra ficar na lembrança! Parabéns mais uma vez!

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Meus parabéns pelo trabalho.

Quando poderemos ter acesso a ela? Não vejo a hora de poder degustá-la!

Um abraço.

Rodrigo Campos (Para Que VoCerveja).