quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dunkel x Joinville Porter

Será que Eisenbahn Dunkel combina com Eisenbahn Joinville Porter?

Antes que alguém pense que vamos comparar as duas cervejas, vou deixar claro que o objetivo aqui é harmonizar (a palavra da "moda" no meio cervejeiro).

"Vi uma receita de bolo que deve ficar uma delícia com a sua cerveja!" Esta foi a frase que ouvi da minha esposa, Gissele, na última semana. Ela comentava sobre o programa Mais Você, da Globo, que havia executado uma receita de bolo de chocolate que leva cerveja na elaboração.

Procurei no site a receita e e enquanto assistia ao vídeo do programa, a apresentadora comentou que não se deveria usar cerveja preta doce na elaboração. Logo ouvi minha esposa dizer: "Acho que a Dunkel deve fica boa nessa receita". Não perdi tempo e fui logo comprar os ingredientes. Afinal, não ia perder essa chance de comer um bolinho de chocolate!

Minha esposa fez o tal bolo, que ficou delicioso. A sugestão de comê-lo junto com a Joinville Porter realmente foi muito boa. Uma ótima opção de sobremesa!



Vale lembrar que na receita não especifica qual cerveja deve ser usada. Apenas que deve ser cerveja preta, "e que não seja a doce". A Dunkel cumpriu muito bem seu papel. Ah, não fizemos a cobertura e não fez falta...

A receita está copiada abaixo, retirada do site do programa. se quiserem assistir ao programa e ver a execução da mesma, clique AQUI.

Bolo de chocolate com cerveja

Ingredientes

- 250 g de manteiga em temperatura ambiente
- 500 g de açúcar mascavo
- 4 ovos
- 350 g de farinha de trigo com fermento (ou 350 g de
farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento
em pó)
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó
- 350 ml de cerveja escura (não a doce)

COBERTURA DE CHOCOLATE
- 185 g de água
- 80 g cacau em pó
- 240 g de açúcar
- 15 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
- 160 g de creme de leite fresco

Modo de Preparo

1- Numa batedeira coloque 250 g de manteiga em temperatura ambiente e 500 g de açúcar mascavo e bata até ficar cremoso. Adicione 4 ovos (um de cada vez) e bata bem. Desligue a batedeira e com uma colher vá adicionando e misturando 350 g de farinha de
trigo com fermento (ou 350 g de farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó), 4 colheres (sopa) de cacau em pó e em seguida 350 ml de cerveja escura (não a doce).

2- Numa assadeira redonda (20 cm de diâmetro X 7 cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, despeje a massa e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e regue
várias vezes com uma cobertura de chocolate.

COBERTURA DE CHOCOLATE
1- Numa panela coloque 185 g de água, 80 g cacau em pó, 240 g de açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo acrescente 15 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e 160 g de creme de leite fresco. Misture e deixe a mistura esfriar.

A dica do site é " Não usar cerveja clara, pois o bolo vai embatumar (não fica fofo). Para que o bolo fique bem fermentado utilize a cerveja amarga escura e não a escura doce".

Bom Proveito!

3 comentários:

Jean disse...

Prezado Ivan,

A minha esposa também me enviou via e-mail essa receita do Mais Você há alguns dias, porém ainda não experimentei... mas está na lista.
Essa nossa mulheres realmente sabem o que são boas receitas. Não achas?

Um abraço,

Jean Claudi.

Bruno Ribeiro disse...

Não sei quanto ao bolo, mas a Joinville Porter é maravilhosa, já tomei algumas e sempre que posso não perco a oportunidade!

Mestre Cervejeiro disse...

Bruno,

Legal que você gostou da Joinville Porter. O bolo, nesse caso, é só um detalhe. O que vale é a cerveja...

Jean Claudi,

As mulheres entendem muito mais de boa cerveja e boa comida do que nós. Sorte de quem tem uma interessada nas duas coisas, como eu...

abraço!