sexta-feira, 13 de novembro de 2009
American Stout - Teste do Barril
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Catarina Bier Festival 2009
Aberto a todos os interessados, o festival contará com uma grande variedade de cervejas caseiras, especialmente produzidas pelos associados, além das cervejas das principais cervejarias artesanais da região. Tudo isso acompanhado de um delicioso almoço.
O festival acontecerá no dia 05 de dezembro das 10:00 às 17:00 horas no Figueira Restaurante & Choperia, localizado na Rua Mariana Bronnemann, nº 527, no bairro da Velha, em Blumenau – SC. Vagas limitadas.
Clique na imagem para maiores informações acesse o link abaixo:
www.acervacatarinense.com.br .

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Quer aprender como fazer cerveja em casa?
À medida que tivermos mais tempo (e experiência), vamos atualizando o material lá. O site não está totalmente pronto, mas pelo menos o mais importante já está disponível.
Clique abaixo e dê uma olhada!
wwww.grabenwasser.com.br
Esperamos que aproveite!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
American Stout e StoutBrot
Enfim tomamos vergonha na cara e produzimos uma nova leva de cerveja. As produções andavam meio paradas, mas agora está saindo nova cerveja do forno. Pela primeira vez não decidimos antecipadamente o estilo de cerveja que produziríamos. Deixamos para ver o que tínhamos em estoque e decidir na hora – afinal, o objetivo era fazer uma degustação de cervejas acompanhada de produção, e não o contrário.
Cheguei à conclusão de que o nosso negócio são cervejas escuras mesmo. Nossa primeira cerveja foi uma Oatmeal Stout. A cerveja que nos trouxe "fama e fortuna" foi uma Porter. Quando vamos beber, sempre gostamos mais das escurinhas, independente do estilo. E pra variar, nessa ocasião inventamos nova receita de Stout. Decidimos fazer uma stout mais forte, encorpada, bem torrada e razoavelmente amarga. Também priorizamos uma receita simples, sem muita frescura.
Não tiramos fotos, mas abaixo segue a receita que definimos (para
-
-
-
Lúpulo
- 23gr Galena (60 minutos) – 100% (38 IBU)
Fermento
- 1 sache Fermentis US-05
Outros
- 1 pastilha Whirlfloc
Obtivemos uma densidade inicial de 1.060. Com isso, se atenuar bem, teremos algo em torno de 6% ABV. No momento, a dita cuja está no fermentador secundário, aguardando decidirmos se vamos fazer primming ou se vamos embarrilar (ou os dois).
Aproveitando o bagaço do malte desta receita, decidimos fazer um pãozinho. Chamamos de StoutBrot, já que foi feito com o bagaço de uma stout. A forma de fazer foi idêntica à que já publicamos antes AQUI.
A receita ficou assim:
- 300gr de malte de cevada moído (bagaço)
- 800gr de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de melado
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 350ml de leite
- 1 colher (sopa) de margarina
A diferença nesta receita foi que substituímos o mel por melado e ajustamos um pouco a quantidade dos ingredientes (mais leite). Outra mudança que ficou muito interessante: batemos no liquidificador o bagaço do malte, junto com o leite e o melado. Fazendo assim o bagaço fica bem fino, resultando num pão mais macio e menos quebradiço. Vamos adotar esta prática nos próximos pães!
Vejam que beleza de pão!
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Harmonização Joinville Porter

A surpresa foi que a melhor harmonização desta cerveja se deu com queijo Roquerfort e Blue Stilton. Normalmente, quando se fala em Porters logo se imagina harmonização com carne vermelha e chocolate.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Associe-se à ACervA Catarinense!
A ACervA Catarinense tem a satisfação de lançar a sua primeira campanha de sócios.
Torne-se um associado da ACervA Catarinense e participe conosco desta maravilhosa revolução da cultura cervejeira nacional, e sobretudo, de Santa Catarina!
Como associado contribuinte da ACervA Catarinense você desfrutará de inúmeros benefícios, entre os quais destacamos:
* Carteirinha de sócio da ACervA Catarinense;
* Espaço no website da ACervA Catarinense para divulgação de sua produção artesanal;
* Participação do grupo/lista de discussão oficial (fechada) da ACervA Catarinense e no fórum da associação, exclusivos para sócios;
* Participar da compra de matéria-prima através de compras coletivas, usufruindo de descontos ou diminuindo custos como frete, etc;
* Descontos especiais em eventos (encontros, cursos, workshops, etc.) promovidos pela ACervA Catarinense e outras entidades afins (convênios);
* Participação em eventos fechados (festas, degustações, harmonizações etc.), exclusivos aos membros da associação e convidados especiais;
* Possibilidade de inscrição nos Concursos Internos, realizados pela ACervA Catarinense para o aprimoramento das cervejas produzidas pelos seus associados;
* Desfrutar de descontos ou facilidades junto a fornecedores de insumos e equipamentos, fábricas, importadoras, editoras, lojas, bares, entre outros estabelecimentos, que venham ser conveniados da ACervA Catarinense;
* Participar de uma entidade que o represente e busque o desenvolvimento da cultura cervejeira no estado de Santa Catarina e no Brasil;
* Entre outros benefícios a serem divulgados oportunamente.
A taxa para se associar é de R$60,00 reais, válida para todo o segundo semestre de 2009 (01/07/09 a 31/12/09).
Entre no site da ACervA Catarinense (www.acervacatarinense.com.br) e clique na opção "Participe" para obter mais informações.
ACervA Catarinense
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Lançada a Joinville Porter!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Joinville Porter - falta pouco...

quarta-feira, 1 de julho de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Joinville Porter - Fotos da Produção
[Diogo (esquerda) e Ivan fazendo pose de quem sabe o que vai fazer]
[Retirando uma amostra do mosto primário]
[Recirculação do mosto primário]
[Dando uma conferida no fermento. Até parece que sabe o que está procurando...]
[Mais um posando de entendido]
[3kg de lúpulo só pra começar... (total foram mais de 8kg)]
[Derruba tudo!!!]
[Diogo dando uma conferida na gravidade final do mosto]
[Da esquerda para direita: Ivan, Mestre Gerhard, Diogo e Gabriel (Eisenbahn)]
[Final do dia tivemos a árdua tarefa de beber uma dunkelzinha tirada direto do tanque]
[Só pra não esquecer!!!]
terça-feira, 12 de maio de 2009
Workshop Cervejeiro em Joinville

quinta-feira, 7 de maio de 2009
Joinville Porter - A Produção
sábado, 4 de abril de 2009
Gräbenwasser na Beerlife
A matéria, produzida pela Maíra Porto, ficou muito legal.
Vejam no site da BeerLife:
http://www.beerlife.com.br/ed4/concurso.asp
quarta-feira, 25 de março de 2009
Cerveja do Workshop
segunda-feira, 2 de março de 2009
Gräbenwasser no Jornal A Notícia
Como ganhadores do concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, uma parte da matéria foi dedicada a falar um pouquinho sobre a Gräbenwasser. Ficamos muito contentes em poder divulgar mais um pouco a cerveja caseira em Joinville.
Quem quiser dar uma olhada na matéria, pode utilizar os links abaixo:
As Heranças da Antarctica (matéria sobre a Gräbenwasser).
Onde era feita a melhor (início da matéria).
Basta ir clicando no "próximo" ou "anterior" para alternar entre as diversas partes da matéria.
Um belo trabalho do jornal em resgatar a história da fábrica onde era fabricada uma das melhores cervejas do Brasil.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Workshop em Joinville
Seguindo as boas experiências do ano passado, em Blumenau e Pomerode, muito em breve, a ACervA Catarinense promoverá o primeiro Workshop e Encontro de Cevejeiros Artesanais deste ano, previsto para o mês de maio (data a confirmar) em Joinville, Litoral Norte de Santa Catarina. Desde já, estão todos convidados a participar!
Daremos um clima de Stammtisch ao evento, com barracas e atrações diversas. Queremos proporcionar uma oportunidade ímpar para a confraternização e troca de conhecimento, tanto aos iniciantes, quanto aos mais experientes!
Nossos amigos Ivan G. Steinbach e Diogo Züge, vencedores da última edição do Concurso Mestre-Cervejeiro Eisenbahn conduzirão o workshop, produzindo uma leva ao vivo junto com os participantes. Para convencer a turma de que vale a pena, degustaremos uma leva da mesma cerveja, produzida antecipadamente!
Quem apoiará o evento é a OPA Bier, microcervejaria da cidade! Realizaremos o evento junto à fábrica e o mestre-cervejeiro, Elmar Schmitz irá conduzir visitas guiadas pela fábrica, explicando o processo de produção em uma microcervejaria.
O Iron Mendes e a sua BrazilWays, por sua vez, também estarão presentes expondo alguns de seus equipamentos orientados especialmente aos cervejeiros artesanais, bem como com os kits de extrato da Muntons, um dos quais nós vamos produzir juntos, simultaneamente a nossa produção all grain. Um segundo kit será para sorteio entre os participantes!
Mais adiante divulgaremos outras informações, como a data definitiva, valores, e detalhes da nossa programação. Portanto, reforçamos o convite para que todos se programem e venham brindar conosco mais um belo evento da nossa ACervA Catarinense!
Fiquem ligados no blog da Gräbenwasser!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Gräbenwasser MalzBrot
Final de semana, você acabou de fazer a sua cerveja caseira. Já colocou a bendita para fermentar e agora vai começar a limpar a bagunça que fez (se usou a cozinha da sua esposa, é melhor agir rápido!). Ao olhar para todo aquele malte que foi usado na mostura, você pensa: “Quanto desperdício jogar isso fora!”. Mas nós da Gräbenwasser estamos aqui para salvar você!
O bagaço que sobra da mostura pode ser utilizado para várias coisas, como alimentar animais, secar e usar como serragem na defumação de malte caseiro, ou então fazer pães.
Já que a última alternativa é a mais interessante de todas, vamos mostrar como nós fazemos nosso pão de malte caseiro (ou MalzBrot). A receita que colocamos aqui já está aprovada por todos que provaram o dito pão. Fica realmente muito saboroso e é muito fácil de fazer, com ingredientes simples.
Uma observação: a não ser que você tenha uma padaria, não vai ter como utilizar todo o malte que sobrou de uma vez só. Afinal, 5 kg de malte úmido é muita coisa! O que fazemos neste caso é deixar pequenas quantidades previamente separadas para fazer o nosso pão.
Logo após terminar a produção de cerveja, embalamos o bagaço do malte em sacos plásticos com 300gr cada um. Cada pacote é suficiente para 1 pão grande. Depois congelamos os pacotinhos. Congelados eles duram um ano tranquilamente. Esta medida é bem prática, pois sempre que quiser fazer um pãozinho, descongele o malte previamente.
Alerta: cuidado para não confundir o malte congelado no seu freezer com carne moída! Dependendo do tipo do malte usado na cerveja, o bagaço congelado fica bem parecido com carne moída congelada. Melhor usar etiquetas para identificar...
Vamos à receita:
Gräbenwasser MalzBrot (Pão de Malte da Gräbenwasser)
300gr de malte de cevada moído (bagaço)
800gr de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de mel
1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
1 colher rasa (sopa) de sal
350ml de leite
1 colher (sopa) de banha (ou margarina)
Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa homogênea. Daí amasse bem por no mínimo 10 minutos.
Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora. Amasse novamente e coloque em forma para pão untada com óleo.
Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho).
Se desejar, antes de ir ao forno pode-se pincelar 1 ovo batido sobre o pão para deixá-lo bem dourado.
Asse em forno alto (250ºC) por 45 minutos.
Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão.
O resultado é este que você viu no início do deste artigo (foto). Um pão com a casca crocante, macio por dentro e muito saboroso. O aroma é muito bom. Quando fizemos da última vez, a vizinhança veio perguntar de onde vinha o cheiro bom!
Qualquer dúvida, entre em contato com nosso mestre-cervejeiro-padeiro!